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sexta-feira, 4 de março de 2011

A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento

O desenvolvimento de cada indivíduo é determinado por um conjunto de factores que co-ocorrem ao longo do seu percurso de vida. Brincar integra esse conjunto de factores, tendo um papel crucial nos processos de aprendizagem e educação.
Segundo Piaget (1967) “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira, pois favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afectivo e moral”.
                Através de pequenos momentos de diversão a criança faz novas descobertas chegando mesmo a ser um período durante o qual ocorrem alterações no seu desenvolvimento psíquico (ELKONIN, 1998; LEONTIEV, 1994).
Com o lúdico a criança expressa-se, constrói a sua própria realidade e aprende novos conhecimentos.
                A hiperligação, abaixo apresentada, conduz a um artigo que descreve algumas das contribuições dadas pelo divertimento nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, enfatizando ainda a ideia de que, no contexto educacional, o uso de certas brincadeiras pode ser um importante factor para aumentar a motivação e, por consequente, a aprendizagem.

                Hiperligação:

Quem somos? Porquê?

 

Música: Adriana Calcanhoto - Oito anos


Pedimos desculpa pelo facto das legendas, por vezes, se confundirem com as imagens, sendo isto consequência do programa utilizado para elaborar o vídeo que apenas permite alterar todas as palavras de cada imagem e não apenas algumas, sendo que a cor escolhida terá de se adaptar a toda a imagem... O que nem sempre é fácil!

Obrigada pela vossa compreensão e esperamos que ainda assim a nossa ideia esteja explícita...