O desenvolvimento de cada indivíduo é determinado por um conjunto de factores que co-ocorrem ao longo do seu percurso de vida. Brincar integra esse conjunto de factores, tendo um papel crucial nos processos de aprendizagem e educação.
Segundo Piaget (1967) “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira, pois favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afectivo e moral”.
Através de pequenos momentos de diversão a criança faz novas descobertas chegando mesmo a ser um período durante o qual ocorrem alterações no seu desenvolvimento psíquico (ELKONIN, 1998; LEONTIEV, 1994).
Com o lúdico a criança expressa-se, constrói a sua própria realidade e aprende novos conhecimentos.
A hiperligação, abaixo apresentada, conduz a um artigo que descreve algumas das contribuições dadas pelo divertimento nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, enfatizando ainda a ideia de que, no contexto educacional, o uso de certas brincadeiras pode ser um importante factor para aumentar a motivação e, por consequente, a aprendizagem.
Hiperligação: