Actualmente existem inúmeros e variados divertimentos disponíveis para as nossas crianças, brinquedos que as desenvolvem nos mais variados aspectos. Enquanto antigamente o número de brinquedos era restrito, a criatividade e a imaginação eram “instrumentos” indispensáveis para qualquer brincadeira, era a partir desta que as crianças poderiam ocupar os seus tempos livres utilizando o que fosse para isso. Será que a criatividade está ameaçada nos dias de hoje? Gostaríamos de ver as vossas opiniões, para depois vos mostrarmos um estudo interessante sobre este assunto.
Alguns dos jogos que se seguem foram em tempos utilizados pelos mais pequenos:
- Cinco Marias – Achar 5 pedrinhas que tenham o mesmo tamanho ou até mesmo saquinhos feitos com arroz ou areia. Colocar todas as pedrinhas no chão e tirar uma delas, depois com a mesma mão lançar para o alto e apanhar uma das que ficaram no chão. Repetir o procedimento até que não esteja mais nenhuma no chão. Na segunda rodada ao invés de apanhar uma por vez, apanhar duas. Na terceira rodada apanhar três ao mesmo tempo e na última rodada apanhar todas de uma vez.
- Roda – Formar uma roda e cantar canções antigas, como “atirar o pau ao gato”.
- Escravos de Jó – Duas pessoas cantam uma música. Cada um com uma pedrinha ou um bombom na mão e vai seguindo o que diz a música.
- Amarelinha: Fazer um risco no chão e numerar de 1 a 10, no último fazer um arco representando o céu. Pular com um pé só dentro de cada quadrado, sem errar.
- Batata quente- As pessoas ficam num círculo e alguém fica de fora. Passar uma bola bem rápida de mão em mão e quem estiver de fora diz: “batata quente, quente, quente, …, queimou!”, em quem a bola parar no queimou é eliminado, sai do circulo.
Sem comentários:
Enviar um comentário