Revista nº17
Título - Coisas de Criança - O Guia para Pais e Educadores
Editor: Editorial, Lda.
Março 2009
A. Nascimento, Fonseca António, Roberto Júlio
Páginas do artigo: 23,24
Título - Coisas de Criança - O Guia para Pais e Educadores
Editor: Editorial, Lda.
Março 2009
A. Nascimento, Fonseca António, Roberto Júlio
Páginas do artigo: 23,24
O artigo, acima apresentado, revela o depoimento de uma educadora de infância face à intervenção do brinquedo no desenvolvimento infantil. Nele, estão contidas várias informações que permitem averiguar a importância que um pequeno objecto pode desempenhar para que uma criança em fase de adaptação a um novo espaço, nomeadamente um infantário, se integre e interaja socialmente.
Fala-nos até mais especificamente do papel crucial que determinados objectos como um conjunto de “legos”, jogos de encaixe e livros desempenham no desenvolvimento das capacidades cognitivas (exemplo: atenção, concentração, criatividade, raciocínio, etc.) de cada criança.
É de encontro a este princípio que o nosso grupo vos pretende levar neste blogue, da importância que o ‘’simples’’ brincar, um brinquedo ou um objecto podem ter quer no dia-a-dia quer no futuro de uma criança!
Raquel Almeida, Ana Gomes, Cândida Parente, Ania Ferreira, Isabel Ribeiro, disseram que os
ResponderEliminarjogos e brincadeiras ajudam a desenvolver aspectos físicos, mentais e emocionais e para além de ensinar a enfrentar situações adversas no futuro.
“O brincar é essencial para a formação da criança porque ajuda na estruturação emocional”
Cada brincadeira traz um tipo de enriquecimento para a criança. Ela aprende a ter auto-estima, a lidar com sentimentos como a frustração, o medo e a manutenção da esperança. “Quando se tira da criança o tempo de brincar, tira-se a oportunidade de ela aprender a perder, a ganhar sem que isso seja a coisa mais importante do mundo".