Hoje em dia, a reciclagem torna-se uma questão pertinente para abordar com as crianças. Além de ser um instrumento de auxílio ao meio ambiente é, também fonte de inspiração e criatividade. Pudemos criar diversos brinquedos através de materiais usados, por exemplo, através de pacotes de leite, “confeccionar” uma casa. Julgamos ser importante, chamar a atenção das crianças e dos seus cuidadores, para a valorização do material e para o facto de que nem todos os brinquedos comprados, são a única fonte de divertimento.
Assim para um enriquecimento mais profundo, indicamos a seguir alguns brinquedos e os principais passos para que os pais e os seus filhos interajam e criem juntos.
F MÁSCARAS COM CAIXAS DE OVOS DE PAPELÃO:
Materiais:
ü caixa de ovos de papelão
ü tinta
ü fio
ü cola
ü tesoura
ü elástico
ü revistas velhas
Etapas:
1. Cortar a caixa dos ovos;
2. Recortar, como mostra, a imagem;
3. Pintar com tinta colorida;
4. Cortar, resto de papel colorido em tiras;
5. Cola as tiras de papéis nas laterais da forma;
6. Por último, fazer dois furinhos nas laterais com ajuda da agulha e enfiar o elástico.
F BOLSA
Materiais:
ü Uma garrafa lisa
ü Tesoura
ü Fita de seda para fecho e alça
Etapas:
1. Cortar a boca da garrafa;
2. Cortar um dos lados da garrafa até metade;
3. Fazer um furo de cada lado logo abaixo do corte para inserir a alça;
4. Fazer quatro furos (dois em cima e dois em baixo) para a colocação do fecho. (Os dois furos de baixo podem ser substituídos por um botão grande);
5. Dobrar a aba que sobrou para fazer a tampa da bolsa e fechar com a fita de seda ou utilizar um botão;
6. Preguar a alça da bolsa tiracolo.
Olá,
ResponderEliminarSinceramente, esperaria que a vossa resposta ao último desafio fosse mais rica e que remetesse para implicações e abordagens no processo educativo/desenvolvimental das crianças. A temática do brincar e do desenvolvimento da criança estava aqui implícita, até porque a temática do racismo era passada através de um brinquedo, e foi pouco reflectida…
Verifica-se uma continuada falta de referências bibliográficas e, quando existem, estão mal feitas. Qual a mensagem do texto “importância das brincadeiras no desenvolvimento humano”? – que o brincar é importante no desenvolvimento humano? Isso já é um dado adquirido, não? Seria importante avançar com algumas ideias mais objectivas e claras.
Outra coisa: nunca, mas nunca mais, voltem a incluir num trabalho académico referências à Revista Maria! Vocês são estudantes de Psicologia, as vossas fontes têm de ser textos científicos reconhecidos pela comunidade académica! A psicologia científica não é a psicologia populista, impressionista e de senso comum! Sob pena de não se justificar uma formação de nível superior em psicologia!
Tantos livros bons que existem na Mediateca sobre o Brincar e sua relação com o desenvolvimento (envolvendo temas como o brincar e a aprendizagem, o brincar e o desenvolvimento da linguagem, o brincar e a resolução de problemas, o brincar e a criatividade, o brincar e a avaliação do desenvolvimento, o brincar e as culturas infantis, a qualidade do brincar, etc etc…) e optaram por sites e revistas generalistas!
Desejo que estes comentários não vos esmoreçam mas que vos espevitem e que vos façam crescer. Uma atitude crítica, exigente, questionadora é indispensável a um profissional do desenvolvimento humano.
Desejo-vos tudo de bom! Boas férias.
GP